Aviso: Todas as opiniões expressas abaixo são da exclusiva opinião da autora e padecem da precocidade geralmente inerente aos proto-biólogos.
Aviso II: A adopção de algumas das ideias expostas pode levar à formação de uma opinião.
Estes putos aterram em ciências crentes de que são adultos. E, raios partam, os putos tiram a carta e votam. Pergunto-me se os mesmos putos acham importante saber de onde viemos e para onde vamos. Questiono-me se lêem, e o que lêem, porque salvem-nos se tudo o que lêem são os livros recomendados do curso. Pergunto-me se entendem a importância do que não traz um cartão ao pescoço com a inscrição "Ciência".
"Para quê assistir às aulas de HPB?" A esta altura, já tinha pagado as propinas se recebesse um euro por todas as vezes em que ouvi questões acerca da utilidade desta disciplina. Não sou apologista de assistir a uma aula e decidir sobre a utilidade de uma disciplina. No entanto, penso que a minha opinião pode ser de algum modo construtiva se tiverem por base o facto de ter assistido a estas aulas no ano anterior. Honestamente, não me interessa que a disciplina se chame história de etc etc. Podia ter o nome da minha avó, e tanto eu como ela estaríamos bem na mesma. No entanto, não quero passar anos de investigação à procura de conclusões que já foram tiradas. Se sei como se chamam os meus pais, faz-me sentido saber também sobre o parto daquilo em que pretendo ser muito boa. Confesso que a motivação se complica se não quisermos ser muito bons.
É recorrente serem citados livros nas aulas desta disciplina que não trazem na lombada a inscrição "edição científica". Huxley na última aula, o 1984 no ano passado, saltando por cima de pelo menos um por semana. Não sei quanto a vocês, mas os putos em geral são competitivos, gostam de conhecer o jogo antes de a professora explicar as regras. Nessa lógica, o que tem "pica" é ouvir o nome do livro e pensar para comigo "eu já li". Não porque eu seja especial, rato de biblioteca ou uma pseudo-frustrada que era igualmente dotada em todas as áreas e acabou em biologia porque sim, mas por pensar "eu sou uma quantidade enorme de disparates que formatei, somados com meia dúzia de coisas certas, e tenho quase tudo para aprender, mas eu conheço isto. Eu, próto-bióloga, sei o que é o conteúdo de que se está a falar." Ter conhecimentos noutras áreas, como a literatura ou a filosofia, só faz de mim um puto que tenta ser menos mimado, um próto-biólogo menos primo das mulas da minha terra, um próto-biólogo que tenta ver para os lados a não só para a frente.
Se nada disto é motivante, e nem mesmo perceber o porquê de tudo o que aprendemos sobre Lamarck no secundário ser um erro, então posso muito bem tentar ensinar os leões a ladrar.
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